DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM INFANTIL

07/08/2020

"A Linguagem

A aquisição da linguagem desenvolve-se em várias etapas (Butterworth & Moririssette,1996). A criança vai sendo exposta a um mundo sonoro de comunicação por meio dos familiares e do ambiente que a cerca já desde o nascimento. Ouve a comunicação destes com ela e entre eles mesmos. Inicialmente, terá uma percepção para a entonação das vozes, se mais suave ou mais brusca e grosseira. Será muito importante que os pais tenham conhecimento de que o bebê se comunica e busca comunicação (RIVA et al., 2006). É preciso enfatizar a importância de que conversem com seus filhos, fato que será de grande relevância para o desenvolvimento da linguagem. Entre outras coisas, a imitação vai oferecendo ao lactente a oportunidade de reproduzir sons, principalmente os labiais - ao mesmo tempo em que ouve o som, também percebe como o adulto o produz (por exemplo, mamã e papá). 

A linguagem, mais especialmente a fala, surge em torno dos segundo e terceiro meses, com a emissão dos primeiros sons (gugugu...). Constitui-se no chamado gorjeio ou balbucio, que certamente possuem contextos de comunicação e afetivo. Na sequência, em torno dos quatro meses, terá a percepção mais discriminada dos sons como as vogais e algumas sílabas. Reagem a ruídos e à voz dos familiares, dirigindo o olhar e a cabeça.

Como já referido, suas condições visuais e auditivas e também de interação estão mais amadurecidas, passando a interagir com o meio e com as pessoas que os cercam. Já em torno do quinto mês, podem imitar alguns sons emitidos pelos adultos. Mostram também reação às entonações com significado expressas pelo adulto, sorrindo ou tranquilizando-se com falas mais doces e reconfortantes, ou mesmo crispando a face e chorando se um tom mais forte ou mesmo um grito for utilizado.

Por volta do sexto e sétimo meses, surgem as vocalizações de sílabas (bababada - dada), características do que chamamos lalação. Passam a ter a compreensão de gestos como "não" por movimento do dedo indicador ou por gestos laterais da cabeça do cuidador. Mostram uma interação consistente pelo olhar e por meio de brincadeiras.

Se aos sete meses a criança não estiver emitindo sons ou mesmo se os emitia e deixou de fazê-lo e/ou reage pouco a ruídos, será importante ouvir a opinião de um profissional para esclarecer o que está ocorrendo (Trevarthen & Aitken, 1994; Fenson et al, 1994; Cypel, 2010).

Com certa frequência poderá haver deficiência auditiva, e o diagnóstico precoce, antes do aniversário de um ano do bebê, reveste-se de um melhor prognóstico.

As primeiras palavras vão surgir no período dos dez aos 12 meses. As crianças utilizam para a sua emissão fonemas labiais (papá e mamã). Passam a atender quando chamadas pelo nome. Interessam-se por canções infantis e pedem a sua repetição. Usam gestos para solicitar o que querem e entendem bem mais do que conseguem expressar.

Será importante falar com a criança de modo correto, embora em alguns momentos o adulto possa usar afetuosamente expressões com dicção mais infantilizada, imitando um bebê falando. O uso de pequenos livros com figuras ilustrativas certamente despertará interesse e servirá para introduzir palavras e novas informações." 

Fonte: Fundamentos do desenvolvimento infantil / Programa Primeira Infância - Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, pág 108,  Maio 2013.


Esse é o primeiro livro da série "Brincando com a linguagem" desenvolvido pelo projeto ELO-UFRJ. Ele apresenta um guia sobre o desenvolvimento da língua oral e escrita de crianças dos 3 aos 6 anos. Apesar de todo o embasamento científico, o conteúdo está apresentado em uma linguagem acessível que facilita a aplicação no dia-a-dia.

Esse material está disponibilizado gratuitamente no seguinte endereço digital: https://www.institutoabcd.org.br/brincando-com-a-linguagem/  ou clicando duas vezes na foto.

O Instituto ABCD financiou a diagramação e impressão do material que foi entregue para a rede municipal de educação do Rio de Janeiro.

Autoras: Renata Mousinho

                Evelin Schmid

                Fernanda Mesquita

                Gladis Santos

FONOAUDIOLOGIA CP2
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora